Imóveis em Campos do Jordão
Dicionário Imobiliário
- Home
- Dicionário Imobiliário
Empresa que presta serviços de administração de imóveis em condomínio. Entre os serviços que presta estão inclusos apoio ao sindico do condomínio em termos legais e administrativos, além de auxiliar na administração de pessoal.
Empresa pública ou privada que faz parte do Sistema Financeiro Nacional e que coleta, intermedia e aplica recursos financeiros seus ou de outros, com autorização do Banco Central do Brasil.
É a transferência de um bem móvel ou imóvel do devedor para o credor, em garantia do pagamento da dívida. O devedor fica com a posse direta do bem, para seu uso, e o credor detém a posse indireta do bem, que fica em seu domínio. Depois de quitar o empréstimo, o comprador adquire a propriedade definitiva do bem.
Documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação e/ou construção de projeto arquitetônico.
Uso de paredes em alvenaria pré-fabricadas que podem ser feitas no canteiro de obra ou em um galpão. As paredes chegam à obra com reboco dos dois lados e já com as instalações elétricas e hidráulicas.
Pagamento periódico realizado para abater/reduzir uma dívida. Nos financiamentos em geral, a amortização é feita por uma das parcelas que compõem as prestações.
Consiste na colocação de painéis solares para proporcionar o aquecimento ou pré-aquecimento das águas de chuveiros, reduzindo assim o consumo de energia elétrica consideravelmente.
São as áreas que devem ser consideradas em um projeto, visando o aproveitamento máximo permitido para construção em um terreno.
Área de um condomínio que pode ser utilizada por todos os moradores, como os corredores, o hall de entrada, a portaria, o salão de festas e os locais de lazer. Também chamada área de uso comum.
É o somatório das áreas, incluídas paredes e pisos, cobertos ou não, de todos os pavimentos de uma edificação.
É o nome dado à parte dos apartamentos destinada à lavanderia. Quase sempre, está localizada próxima da cozinha, das dependências de empregados e da entrada de serviço.
Área total coberta de uma edificação. São excluídas apenas as áreas de poços, vazios e algumas saliências, como marquises, com exceção da área do poço do elevador, que deverá ser considerada no cálculo da área edificada de um único andar.
Soma das diversas áreas que não entram no cálculo da área máxima de construção permitida em determinado terreno (área computável), mas ainda assim deve ser considerada na área total.
Área de um imóvel sobre a qual o proprietário tem domínio total, delimitada pela superfície externa das paredes.
Soma da área privativa da unidade autônoma com a área comum de divisão proporcional entre os condôminos.
São a soma das áreas que compreendem a área computável e a área não-computável de determinada construção.
Soma das áreas internas de cada cômodo do imóvel, de parede a parede, sem contar sua espessura. No passado era chamada de “área de vassoura”.
Reunião dos condôminos de um edifício, com pauta previamente estabelecida, quando são discutidos assuntos gerais de interesse do condomínio. As decisões aprovadas em assembléia tornam-se obrigatórias para todos os proprietários.
Registro das discussões e decisões tomadas por uma assembléia, como a de condomínio.
Garantia pessoal, plena e solidária, assegurando o pagamento de um título, nota promissória, cheque ou duplicata.
Anotação feita pelo Cartório de Registro de Imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (chamada subjetiva) ou ao imóvel (objetiva), como a mudança no estado civil do dono ou no nome da rua do imóvel.