W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

Uma paisagem maravilhosa é o que seus olhos encontrarão quando você visitar a Pedra do Baú. Nos dias de hoje as pedras que formam o complexo do Baú são freqüentemente visitadas por milhares de turistas de todo canto do Brasil e do mundo, que ao chegar ao topo conseguem avistar a linda paisagem do vale do Paiol e a maravilhosa paisagem da Serra da Mantiqueira.

A Serra da Mantiqueira é a principal cadeia de montanhas da região, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, é na Serra da Mantiqueira que está localizada a cidade de Campos do Jordão, a uma altitude de 1628 metros. Campos é também muito conhecida como “a Suíça brasileira” devido a sua arquitetura inspirada em construções européias, e pelo seu clima, que é mais frio que as demais cidades da região.

A Pedra do Baú, também conhecida como complexo do Baú, é formado pela Pedra do Baú, que é a mais alta e maior pedra, tendo 1950 metrosde altitude, a pedra do Bauzinho com 1760 metrosde altitude, e por fim, a pedra da Ana Chata, com 1670 metros. Localizadas no município de São Bento do Sapucaí, mas com melhor acesso através da cidade de Campos do Jordão.

Através de campos do Jordão chega-se facilmente, de carro, ao Bauzinho. Seguindo as placas na estrada de Campos do Jordão, você chegará á uma rua de terra até a Pedra do Baú, no fim da estrada você encontrará placas indicando uma pequena trilha até o Bauzinho. Desse local você consegue avistar a grande Pedra do Baú, em uma paisagem linda, de fazer seus olhos brilharem.

Para os corajosos que gostam de se aventurar, há uma outra trilha por onde é possível chegar até a pedra mais alta, trilha esta feita através de uma caminhada de uma hora e meia de duração por dentro de uma mata. Após a trilha você avistará as escadas de ferro cravadas na pedra. A partir deste ponto a escalada é feita por paredões estreitos da Pedra do Baú. Guias são recomendados para os iniciantes que desejam realizar este trajeto. Já a Pedra Ana Chata encontra-se no meio da trilha para a Pedra do Baú, e pode ser vista entre a Pedra do Baú e a do Bauzinho.

Chegando ao ponto mais alto da Pedra do Baú, os turistas tem a oportunidade de andar pela base da rocha, e apreciar a maravilhosa vista composta por serras e montanhas que são de tirar o fôlego de qualquer um.

Foram dois irmãos que escalaram pela primeira vez a Pedra do Baú, no ano de 1940, eles eram Antônio e José Teixeira de Sousa, dois anos depois, em 1942, Luís Dumont Vilares, empresário brasileiro e principal nome das indústrias Vilares, e um amante da região da serra da mantiqueira patrocinou a construção de duas vias de acesso a pedra e um abrigo de montanha, abrigo este onde havia sistemas de captação e tratamento de água, mais de 20 camas de campanha, cozinha, e até uma lareira. Além de contar com um grande sino de bronze que ficava na frente do abrigo para que os visitantes que conseguissem chegar até o topo pudessem tocar o sino, e um livro de anotações para que os visitantes deixassem ali suas palavras. A inauguração do abrigo foi em janeiro de 1947. Após inúmeros atos de vandalismo, hoje em dia, infelizmente restam somente os alicerces do abrigo. Ainda assim você não deve deixar de conferir a bela paisagem.

Autor: 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.