Gruta dos Crioulos é coberta por uma pedra de 700 m², com diâmetro de 30 m de altura e 20 m de profundidade. Em suma, é uma gruta onde várias pessoas podem se acomodar.
A lenda conta que os escravos da região, liderados por Manoel Crioulo (daí vem o nome da gruta) quando fugidos se escondiam na gruta, local onde não eram encontrados pelo Capitão do mato, pois na época a gruta era um local de difícil acesso localizada num caminho aberto em meio a uma mata.
Os moradores mais antigos da região contam que em noite de lua cheia ouve-se os gemidos e arrastar de correntes dos espíritos dos escravos fugidos que, segundo eles, ainda vagam pelo local.
A entrada para a gruta é franca. É fácil chegar até lá, a gruta se localiza a 8 km do centro de Campos do Jordão, o acesso dá-se através da Vila Jaguaribe no sentido Pedra do Baú. Basta o turista seguir sentido a Vila Capivari, quando chegar à Vila Jaguaribe basta fazer o contorno à esquerda e seguir em direção a Fábrica de Chocolates Araucária, atravessar uma ponte e seguir na Estrada da Campista.
Para os turistas que apreciam uma boa lenda regional a Gruta dos Crioulos é uma ótima opção de passeio por Campos do Jordão.
Autor: Roberto Maurer