W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012

O inverno é uma das estações mais atraentes quando se fala em gastronomia, para uma noite charmosa, nada melhor do que uma fondue, um bom vinho e uma lareira, para refinar o encontro entre a família ou com quem a gente gosta. Para os casais não há algo tão romântico do que dividirem uma fondue à luz de velas, acompanhados de um bom vinho tinto ou branco e uma lareira acesa para aquecer a noite a dois nas belíssimas pousadas de Campos, ou nos hotéis refinados. Em família a fondue também faz sucesso promovendo uma noite agradável, divertida e deliciosa, e quanto mais pessoas, ainda melhor, sob o som de risadas e, quem sabe, morango ao chocolate para divertir a criançada. Mas para que possamos nos deliciar com essa iguaria dos Alpes Suíços, vamos começar pela origem da fondue.
Acredita-se que na idade média, na Suíça, os camponeses produtores haviam estocado queijo demais, enquanto a demanda era pouca. Para não perderem a produção, precisavam consumi-los, mas o frio intenso dos Alpes os congelou e o melhor era derreter os queijos em uma grande panela, e para conservar o creme derretido adicionou bebida alcoólica. Então surgiu esse delicioso prato em condições tão remotas. O nome francês, fondue, significa fundido ou derretido.

A fama da fondue se espalhou pelo mundo na década de 50, com o chefe Conrad Egli, que serviu pela primeira vez esse prato num restaurante de New York, Chalet Suísse . Tão bem aceito, a fondue não ficou só no queijo, o chefe o inovou, resolvendo fundir chocolate para servir de sobremesa.

 Sabores da fondue:

Carne
Para a fondue de carne é preciso escolher cortes que sejam bem macios, delicados e magros, sem aquela gordurinha nas laterais. Você pode optar por carne bovina, de cordeiro ou de aves, Filé Mignon é o mais indicado. Depois de cortada em cubinhos ou em tiras, para não soltar água, e espirrar óleo, a carne deve ser frita sem tempero.

 Queijo

Para uma fondue caseira os queijos mais indicados são Bel Pease, Edam, Cheddar, Provolone, Gruyére, Emmenthal, Couda. O queijo deve ser derretido com vinho, mas que não seja muito doce, pois o creme pode empelotar.
Caso a fondue ficar rala, ou mole, acrescente queijo ralado até encorpar.

Chocolate
Mistura-se chocolate ao leite e meio amargo, ambos em barra, com manteiga e deixe derreter, depois de derretido aproveite com as frutas, banana, morango, uva, maçã até mesmo com biscoitos e bolos.

A lenda da Fondue

Reza a lenda que quem prepara a fondue tem o direito de raspar “o fundinho da panela”, e quem derrubar seu pão lá dentro é quem paga a conta.

Para aproveitar esse prato refinado no friozinho de Campos do Jordão, nada melhor do que se encontrar nos restaurantes com as melhores fondues como, o Ludwig Restaurante, na rua Aristídes de Souza Melo, 50 Vila Capivari (12)3663-5111, o Fondue Pub Mezzanino, na rua Djalma Forjaz, 103 Loja 33 Vila Capivari (12)3663-4227, o Restaurante Só Queijo, na Avenida Macedo Soares, 642 Vila Capivari (12)3663-7585 e muitos outros.

Venha para Campos do Jordão e faça da sua noite uma lembrança inesquecível, e bon appetit!

Autor: 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.